g1 entrevista: Atriz Débora Veneziani fala sobre espetáculo ‘A Ira do Afeto’ que debate saúde mental das mulheres
24/05/2025
(Foto: Reprodução) Apresentação ocorre neste sábado (24), às 20h, no Sesc, em São José dos Campos. Débora Veneziani em 'A Ira do Afeto'
Chico Castro
A atriz joseense Débora Veneziani volta à cidade natal para apresentar a peça 'A Ira do Afeto' que acontece neste fim de semana no Sesc São José dos Campos.
A peça conta sobre como uma palhaça se relaciona com o mundo e as pessoas, mantendo comportamentos extremos e assumindo riscos para conseguir amar e ser amada.
O monólogo explora questões como abandono, saúde mental e abusos psicológicos, vividos principalmente por mulheres, questionando os limites da normalidade, buscando abordar assuntos delicados com uma pitada de humor.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O g1 conversou com a atriz por telefone, que contou sobre como a obra vem impactando o público e abrindo espaço para debates como a saúde mental da mulher.
Segundo Débora, o humor tem um poder de transformação muito grande. Ela acredita que a comédia pode e deve ser usada para tornar possível o debate sobre assuntos importantes que às vezes ainda são considerados tabus, sendo uma ferramenta de transformação social poderosa.
"Eu usei a linguagem da palhaçaria, porque o palhaço tem uma lente de aumento pra tudo. Ele pega uma situação e aumenta, é um exagerado, é uma pessoa que brinca com a realidade e a ficção, e isso tem muito a ver comigo. De qualquer forma, como vejo as coisas, como vejo o mundo, sou emocionalmente exagerada, então, cabia essa linguagem para essa personagem", explicou a atriz.
"Os textos mais antigos, mais montados pelos diretores e grupos de teatro, eles são escritos por homens. Então, a maioria das personagens femininas não me interessavam muito. Eu não sentia que as personagens femininas tinham muita complexidade, como eu sentia que eu e as mulheres da minha família e que eu convivo tinham. Durante muitos anos, quem escrevia as histórias eram os homens, então eu decidi também fazer parte desse movimento de mulheres que querem escrever a própria história ou até escrever personagens que dão conta da complexidade que a gente tem, né?", contou Débora.
A artista falou também sobre poder voltar à cidade onde nasceu para apresentar a peça.
"É, para mim, uma honra muito grande fazer um espetáculo na cidade da minha mãe, que faleceu há seis meses, é a cidade da família dela. Ela queria muito isso, para a gente que é artista, é uma coisa muito importante. E que eu quero honrar a minha mãe, a minha tia, a minha avó, a minha bisavó, que são as minhas referências de mundo e que já se foram", disse.
Além da apresentação da obra, a atriz vai ministrar a oficina “Pontos de Vista do Humor: Do que se ri?” que propõe discussões teóricas e exercícios práticos baseados na técnica de palhaçaria.
A atividade será domingo (25), no Espaço Corpo e Arte do Sesc São José, com entrada gratuita, das 13h às 18h30.
"A ideia da oficina é criar um ambiente de acolhimento e de segurança para as pessoas se sentirem bem à vontade, para se expor, porque a grande diferença entre o palhaço e o comediante é que o comediante ri do externo, ri do outro, e o palhaço ri de si mesmo, ri das suas próprias falhas. Então a ideia é criar um ambiente bem seguro e bem acolhedor para a gente conseguir expor as nossas vulnerabilidades, conseguir transformá-las em potência, conseguir rir de nós mesmos, conseguir olhar no outro quais são as nossas diferenças e também quais são as nossas semelhanças", completou.
Serviço
Espetáculo: 'A Ira do Afeto'
Dia: 24 de maio – Sábado, às 20h
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
Mais informações podem ser obtidas no site
O Sesc São José dos Campos fica na Avenida Dr. Ademar de Barros, 999, no Jardim São Dimas. O telefone é o (12) 3904-2000.
Agenda cultural: Confira as atrações para este fim de semana na região
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina